Home » Tecnologia » Vêm aí mudanças que vão melhorar o Wi-Fi
Vêm aí mudanças que vão melhorar o Wi-Fi

Vêm aí mudanças que vão melhorar o Wi-Fi

By: 14-fev-2017 10:15 25

O Wi-Fi como conhecemos está prestes a dar um salto de qualidade. Foram dados os primeiros passos para o surgimento dos produtos compatíveis com o padrão 802.11ax, que deve representar um grande avanço em comparação com o atual padrão 802.11ac.

Tudo começa com o anúncio da Qualcomm sobre a apresentação de dois novos SoC (system-on-chip) voltados para o novo padrão AX; um deles é voltado para infraestrutura de rede, e o outro para dispositivos.

Os chips em si são um detalhe, e o mais importante é o seu significado. O anúncio significa que o novo padrão está mais perto do mercado. Inclusive, a previsão da Qualcomm é que os primeiros aparelhos a ter os novos chips incorporados na primeira metade de 2017.

Mas o que o padrão AX tem de especial? A tecnologia foi pensada não para fazer as redes mais rápidas, mas para torná-las mais eficientes e capazes de suportar mais dispositivos conectados. Afinal de contas, a GSM Association crê que uma casa com quatro pessoas terá em média 50 aparelhos conectados até 2022, e de que adianta ter uma rede super-rápida se ninguém conseguir se conectar?

Para isso, o padrão 802.11ax suporta até 12 streams: oito na frequência de 5 GHz, permitindo maior desempenho e velocidade, e quatro de 2,4 GHz, compatíveis com dispositivos mais antigos e que cobrem uma área maior.

Assim, em termos de usabilidade, a vantagem do AX é será possível realizar mais tarefas pesadas em consumo de banda em mais dispositivos ao mesmo tempo, sem tanta perda de desempenho. Isso, claro, quando falamos de redes locais, já que você ainda está limitado pela velocidade do seu pacote de internet.

Com a novidade, as redes Wi-Fi ficarão melhores não apenas na sua casa, mas a tecnologia deve proporcionar melhores conexões em espaços públicos, que lidam com dezenas, às vezes centenas ou milhares de acessos simultâneos.

Vale notar que o padrão 802.11ax não substitui outro padrão novo a caminho do mercado, o 802.11ad. O AX é uma evolução da tecnologia atual que mantem a retrocompatibilidade com dispositivos antigos, enquanto o AD é algo diferente, que usa altas frequências de rádio para alcançar altíssimas velocidades a curtas distâncias, mais especificamente para transmissões entre dois aparelhos na mesma sala.

Via olhardigital

Sobre Autor

Sou um Profissional em T.I , analista em Software e Hardware.
Também um grande de fã de software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Comentários Facebook

CURTA O TEKINFOR NO FACEBOOK!